Emagrecer é preciso!!!

Comecei este post sem nem colocar título. Normalmente eu coloco o título primeiro porque já sei do que se trata, mas esse eu fiquei um pouco confusa por conta da importância dele pra mim.

Meninas, o assunto hoje é muito sério: Saúde.
Para quem me conhece pessoalmente sabe como sou fisicamente, não sou magra, mas também não sou muito gordinha. Contudo essa situação sempre foi um problema pra mim. Já passei por dietas que talvez vocês nunca tenham ouvido falar, tentei técnicas de parar de comer por um dia, tomei remédio para emagrecer (sim tomei, mas não façam o mesmo), fiz exercícios.... o fato é que nos últimos tempos alcancei minha pior marca, cheguei aos 65kg. Alguns podem pensar "mas só 65kg, tá reclamando do que?". Acontece que minha altura é de 1,48m ... sim, bem pequenina, então 65kg é muito para mim.
Aprendi porém que não devemos levar em considerar somente números, temos que nos sentir bem, estar bem com seu corpo e com sua saúde. E eu não estou, na verdade fico frustada de ter que abrir o guarda-roupa e escolher meu look de acordo com o que não marca muito, o que serve, a calça mais larga que posso usar com camiseta, a bata mais larga que me permite usar um shorts que marca a cintura.... enfim, é cruel. Já chorei muito por conta disso há um tempo atrás, hoje em dia chegou em tal ponto que penso nisso o tempo todo, em cada refeição, em cada dia, mas parece que meu corpo não reage porque cansou de se sentir mal.

Para emagrecer tem que querer de verdade. "Mas Andressa, você quer e não consegue". será que quero mesmo? Se eu realmente tivesse colocado na minha cabeça que quero eu teria conseguido, mas acho que fiquei numa zona de conforto e acabei deixando acontecer. É claro que fiz dietas e exercícios, mas acho que não fiz com vontade.
Há alguns meses iniciei um programa de exercícios com uma professora excelente, a Samantha. Ela criou um programa só para mulheres no Clube Bonfim, aqui em Campinas. Eram 3 vezes por semana e todos os dias eram exercícios diferentes. Algumas vezes era aeróbica pura, outras vezes era fortalecimento também, num outro dia fazíamos corrida, no outro era dança.... Uma delícia de fazer. Em um mês perdi 10cm ao todo, estava muito feliz comigo mesma e com essa nova rotina, mas infelizmente a Samantha teve que sair do clube por motivos pessoais (se ler isso Samantha, saiba que todas as meninas te apoiaram nessa decisão). Como o Clube Bonfim está decadente, não colocou ninguém para assumir o lugar dela, mesmo ela deixando todo o material, orientações e indicações para a próxima professora, mas não, nosso programa chegou ao fim. Isso foi há uns dois meses mais ou menos. Desde então eu fiquei sem fazer nenhum exercício físico, acabei relaxando na alimentação (ainda mais trabalhando em buffet) e engordei 2 dos 4kg que eu tinha perdido.

Pois bem, domingo passado fui à festa junina da escola da minha irmã caçula, onde ganhei no bingo um vale de um mês para a academia Curves. Confesso que não fiquei tããããoo empolgada assim, mas é claro que pretendia usar o vale, afinal eu ganhei!
Para quem não cabe, Curves é uma academia só para mulheres, com programas e equipamentos especialmente desenvolvidos para nós. Se quiser saber mais visite o site:
Eu marquei então uma visita à unidade do cambuí (que é a mais perto do meu serviço hoje), o atendimento por telefone foi excelente. No dia seguinte fui ao local no horário marcado e a moça que me atendeu também foi muito atenciosa. Estávamos em três: minha mãe, minha irmã e eu. A moça foi atenciosa, fez várias perguntas, tirou minhas medidas, me pesou e mediu meu percentual de gordura corporal.... foi aqui que o bicho pegou!

Sem rodeios, meu percentual é de 32%!!!! Gente, isso é muito mesmo. Para fazer uma comparação um tanto quanto amadora (mas que dá resultado em nossa mente pra pensar duas vezes sobre nosso estilo de vida) eu fiz a seguinte ilustração:



Percebem a gravidade? É como se minhas pernas fossem pura gordura. Isso com certeza trará muitas consequências ruins ao meu organismo. Relaciono doenças como diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos variados entre outros tantos.

Ok, ok... Os problemas já sabemos, agora tenho é que resolver! Estou realmente motivada a controlar minha alimentação, reeducar é a palavra. Comer menos, incluir mais saladas, reduzir doces e massas drasticamente e praticar exercícios físicos! Essa é a fórmula para emagrecer de forma saudável, todas nós sabemos disso e continuamos a procura de mágicas. Sim eu queria, mas até agora não tem nenhuma gente.

E a conclusão desse post gigantesco Andressa?
A conclusão é que vou pegar firme na dieta, vou fazer esse um mês na curves e, mesmo se eu não gostar de lá, vou voltar pra academia de musculação do Clube Bonfim, pelo menos lá é um exercício.

Minha meta?
Gostaria de perder 3kg até dia 06/07/2012 (queria mais claro, mas vamos com calma hehehe)

Então é isso pessoal, esse post meio-desabafo-meio-informativo é mais uma mudança importante para mim. Se você também passou por uma situação parecida ou tem uma história de sucesso pra contar pode contar, com certeza é uma motivação a mais para mim e para todas que lerem.

Beijinhos!



4 comentários:

  1. Dessa, entendo o que você está passando. Sofro o mesmo pra engordar, por causa do meu metabolismo acelerado. Fiz um cálculo e minha taxa metabólica basal é muito alta, isso quer dizer que eu gasto 3mil calorias DIA. E minha vida toda comi bem menos que isso, por volta de mil calorias. Depois de fazer esse cálculo sei que pra ganhar a massa que preciso, tenho que comer 3.500 calorias/dia e separei isso em 6 refeições. O mesmo pode ser feito pra você, apenas procure uma nutricionista na questão de alimentos, mas o cálculo da taxa pode ser feito em casa mesmo.
    Qualquer coisa me procure, e se vc se interessar, aos domingos de manhã ando de bicicleta em sousas, é um ótimo exercício : ]
    BJOOOS

    ResponderExcluir
  2. Nane.... Complicado também quem precisa engordar. É difícil nos dois casos, claro. Eu conversei bastante com uma nutricionista durante o programa que fazia com a Samantha (no programa envolvia um acompanhamento com nutricionista). Estou bem mais ciente do que posso comer e como comer. Obrigada pelo convite de domingo, mas sabe como é... domingo é o único dia pro meu bichinho =D

    Muito obrigada pela colaboração Nane!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da dica da amiga, quanto essa Nanne cobra por consulta, ela é especialista?

    ResponderExcluir
  4. hehehehe....
    Aí já é com ela, realmente trouxe boas informações, tá entendida!
    bjs Glaucia

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo