Sombra x Pigmento

As experts em make que me perdoem pelo post, afinal vocês já devem estar super por dentro desse assunto. Mas, a pedido de uma leitora, escrevi um pouquinho sobre a diferença entre sombra e pigmento.



SOMBRA - A sombra é um produto químico que pode ser de diversas tonalidades. A tonalidade vem do pigmento. Além dele, a composição das sombras pode incluir: talco, mica, dióxido titanium, óxido de ferro, dióxido de mica, lanolina, entre tantos outros. A composição da sombra varia de marca para marca e de sombra pra sombra também. Esses produtos químicos estão presentes para garantir a fixação, o brilho, a cremosidade e outros coisas, tudo vai depender da proposta da sombra.

PIGMENTO - O pigmento é o componente químico responsável pela cor. Sim, é uma química, mas apenas ela, sem outros agentes químicos misturados. Por ser puro, a tonalidade é bem mais forte que das sombras (que contém apenas uma porcentagem de pigmento em sua composição). O pigmento também não tem uma fixação duradoura (os agentes químicos das sombras é que dão essa fixação)


Qual a diferença afinal?
Comparado um pigmento com uma sombra de boa qualidade, a diferença está na fixação, na duração e na tonalidade. Isso considerando usar a sombra/pigmento sem nada.
Uma outra diferença é a quantidade de produto usada. Como algumas sombras não tem uma boa pigmentação, é preciso passar o pincel várias vezes, usando mais do produto. Já o pigmento não, com um pouquinho você consegue uma boa cobertura da palpebra.

Então qual é melhor usar?
Isso vai depender da sua necessidade. Uma sombra costuma servir muito bem, obrigada, para uma maquiagem do dia a dia, principalmente para pessoas que desejam um look mais discreto, pois a sombra tem uma cor bonita, mas não tão intensa quanto o pigmento.
Opte pelo pigmento quando a situação permitir uma make mais elaborada, assim você pode usar e abusar das belas cores sem medo de ficar inadequado.

Qual o papel do primer neste caso?
O primer potencializa o prolonga o efeito e a cor da sombra nos olhos. O primer vai dar a cor que faltava na sombra e a fixação que faltava no pigmento. Eu, particularmente, não sei mais usar sombra sem primer, o resultado é muito melhor. Mas não quer dizer que não dê para usar sem, algumas sombras são muito boas e podem ser usadas sem nada.
Existem várias marcas de primer, lembrando que o primer para os olhos é diferente do primer para o rosto. No momento eu uso o lápis jumbo cottage cheese da Nyx, ele não é exatamente um primer, não foi criado para isso, na verdade é uma sombra cremosa, mas serve muito bem como primer, fixa bem a sombra e intensifica mesmo as cores. Algumas pessoas dizem que o jumbo milk é melhor, mas ainda não tive chance de experimentar. O milk está na minha lista, assim como o primer HD da Nyx também.

Alerta: Tome cuidado com a composição dos cosméticos. Só porque o pozinho é bem colorido não quer dizer que seja um pigmento. Pergunte sobre a formulação antes de comprar, pois muitas marcas vendem sombras dizendo que é pigmento.

A melhor coisa no mundo das makes é testar. Não adianta ler milhões de posts, perguntar para todas as suas amigas e comprar qualificações no mercado livre (fui longe, ok), você precisa ver como o produto fica em você, como é a fixação no seu tipo de pele e como você se sente com ele. Algumas pessoas não usam pigmento de jeito nenhum porque acham chamativo demais, por exemplo. Já eu, se pudesse, viveria de pigmentos! Então pesquise, tire um dia para dar uma voltinha shopping, experimente as makes, e aproveite as lojas que fazer maquiagem na hora, isso é excelente para realmente testar o produto.

Um comentário:

  1. Aeeeeeeeeeeeeeeee
    tirou minhas dúvidas! *_*
    Eu tô usando o primer para sombra do Boticário, é muito bom.
    Muito thanks!
    :***

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo