Curso de Maquiagem - Essenze di Pozzi


Nem todas nascemos com o dom da maquiagem ou com uma maquiadora na família para nos ensinar todos os truques. Bem, eu sou uma dessas. Sou fascinada pelas belas maquiagens que vejo por aí, fã de algumas blogueiras que mandam muito bem no pincel, acho que até que faço bem a minha própria make, mas quero aprender truques, macetes, técnicas e outras coisinhas mais profissionais.

Foi por isso que comecei a procurar por um curso de maquiagem. Infelizmente minha agenda é muito limitada aos fins de semana, então procurei por cursos que coubessem no tempo e no bolso. No site da Spasso Cosméticos tinham vários agendados, então escolhi esse curso oferecido pela marca Essenze di Pozzi. Eu não conhecia a marca antes, então para mim serviu como duas experiências.




O curso aconteceu na Spasso do Parque Dom Pedro Shopping, em uma salinha especial na parte superior. A salinha era um bom ambiente para make, climatizada, espaçosa e bem iluminada. Lembra que eu falei da agenda? Então, para que desse tempo de almoçar, eu acabei atrasando meia horinha... Acho que perdi a parte de apresentações e introdução, porque quando cheguei a ministrante do curso, Débora, já me entregou alguns itens para fazer a limpeza da pele e percebi que todas já tinham passado por esse procedimento.

O curso seguiu o processo de uma maquiagem, etapa por etapa. A cada etapa a Débora explicava como usar, qual versão do produto usar e passava de uma em uma indicando a cor ideal para o tom de pele e dando uma forcinha se precisasse.
Fizemos um break gostoso com água, refrigerante, bolacha recheada, requeijão, bolacha salgada, bolo de milho e bolo de chocolate.
Depois do break voltamos na etapa do delineador. Daí em diante o curso seguiu até a finalização da make.
Tivemos também o sorteio de um cílios postiço, que foi aplicado na ganhadora ali mesmo, para que servisse de aula para nós. E também foram feitos vários sorteios de produtos da Essenze di Pozzi. No final me dei bem até, porque ganhei um corretivo que era muito claro para meu tom de pele, então uma das meninas trocou comigo por um batom. Depois outra garota me deu o batom que tinha ganho porque ela não gostou da cor, eu aceitei, claro! Abaixo fiz uma seleção de fotos para mostrar para vocês, infelizmente não tinha como tirar foto do passo a passo porque foi bem dinâmico e não dava tempo. Ou eu prestava atenção no curso, ou fotografava. Mas vamos às fotos:



Depois do curso todas nós descemos para escolher nossos produtinhos - R$ 30,00 era revertido em produtos. Eu aproveitei para comprar também o delineador que estava querendo (e precisando), que é o da Vult, achei o aplicador bem bacana. E aí acabou.




Mas Andressa, o que você achou do curso?
Boa pergunta. Em resumo, achei que foi válido. Vou citar aqui alguns pontos bacanas e outros que acho que poderiam melhorar um pouquinho (críticas construtivas galera).






- Pude aprender algumas coisinhas bacanas sobre os produtos e a ordem que devem ser usados.

- Aprendi que pó facial e pó compacto são feitos com objetivos diferentes. O pó facial é aquele em pó mesmo, puro, feito para ser usado logo depois da base, na primeira vez que se maquiar no dia. Já o pó compacto é feito para retoques ao longo do dia. Ele possui um pouco de base em sua fórmula, por isso é mais pesado.

- Aprendi que não se passa base ao redor dos olhos, apenas corretivo.

- A prendi que o corretivo deve ser passado em toda a região dos olhos, não apenas na região inferior, onde costumamos tentar encobrir as olheiras.

- Aprendi as famílias das cores. A família dos azuis e a família dos verdes. Eu pesquisei na net para ter mais referências sobre o assunto, mas não encontrei nada. Então vou explicar aqui rapidinho:



A divisão de famílias é o que consideramos como "combinações certas", padronizada. A ideia é simples: combine cores da mesma família para não errar. Para saber qual a família você deve usar, existem duas orientações: a primeira é a cor da sua camisa (ou vestido). A segunda são seus acessórios.
Para exemplificar, eu estava de blusinha pink e acessórios prata. Só pela blusa já achei a família, os acessórios só confirmaram. Então eu deveria fazer uma maquiagem dentro da família dos azuis, para que tivesse uma combinação sem erros.
É claro que essa ideia de famílias é apenas um padrão, como a própria Débora disse, devemos considerar também a moda. Estamos numa época em que brilho é moda, misturar cores é moda, muitas cores é moda... então se eu misturar cores das duas famílias não está errado, pois estou seguindo a moda. Mas para as mais básicas, que gostam de ter segurança no look, acredito que essa ideia seja bem interessante.

- Gostei das sombras da Pozzi. Nem usei fixador por baixo, mas ficaram bem pigmentadas e duraram 5 horas sem fazer aquele famoso vinco no côncavo.

- Fiquei in love pelo lápis de sobrancelhas. Nunca tinha usado e achei que esse deu um aspecto bem natural.

- Gostei da duração das sombras, lápis de sobrancelha e máscara para cílios. Inclusive fiz até um teste que a Débora sugeriu. Ela disse que um dia entrou debaixo do chuveiro de maquiagem, deixou a água cair por um tempo e depois a make estava intacta. É claro que fiquei cética sobre isso e tive que tentar. Bem de noitinha, quando ia dormir, coloquei a cabeça debaixo da torneira e deixei a água escorrer pelos meus olhos por um tempo. Quando sai, a sombra estava realmente intacta, não derreteu nadinha. E também pressionei meus cílios para sentir a máscara e ela estava sequinha, achei que estaria grudenta por entrar em contato com a água, mas não. Teste muito bom!









- Notei que muitas meninas ali no curso não tinham noção alguma de maquiagem. Algumas nunca tinham usado mais de duas cores de sombra ou então um delineador. Para elas acredito que tenham faltado muitas explicações sobre o formato da sombra nos olhos, pois vi algumas meninas que não saíram com a make bonita

- Não senti muita confiança em tudo que a ministrante disse. Isso porque algumas coisas que ela disse eram, de certa forma, erradas. Como por exemplo: na hora de passar a máscara para cílios ela chamou de Rímel, mas Rímel é marca, não o produto. Por conta de pequenos detalhes como esse acabei perdendo um pouco da confiança nas palavras dela. Não tudo é claro, mas grande parte.

- Achei que o curso limitou muito a maquiagem. Em alguns momentos eram apresentadas algumas opções, como sendo apenas aquelas as certas. Como na hora de passar a sombra. Nos foi dito que existiam duas forma de passar a sombra, uma seria usando um tom só e a iluminadora rente à sobrancelha e a outra forma é marcando o côncavo com uma cor, preenchendo com outra e depois a iluminadora. Sabemos que existem muitos e muitos formatos de maquiagem, por isso achei errado limitar dessa forma.

- Acho que deveria ter tido uma melhor explicação sobre o blush. Na hora de aplicá-lo foi explicada mesma técnica para todas. Mas existem formas diferentes de se aplicar o blush de acordo com cada tipo de rosto, achei que faltou falar desses formatos.

- Senti falta de didática. Eu consegui fazer até que bem minha maquiagem, porque estou mais acostumadas, mas vi muitas meninas suando para conseguir fazer um risco. É claro que com o tempo elas aprenderão, mas se a didática e acompanhamento fossem melhores algumas teriam tido mais confiança em si mesmas. 

- No cronograma do curso dizia que aprenderíamos a colocar cílios postiços. Quando cheguei descobri que não eram todas que colocariam os cílios. Apenas uma seria sorteada e colocaria. Se outra pessoa quisesse teria que comprar um na loja que colocaria durante o curso. Não achei legal isso. Na minha opinião, se o curso diz que vai ensinar, então todas deveriam ter a chance de aprender a aplicar em si mesmas os cílios.






Gente, desculpe, não vejam esse parte acima como uma reclamação chata. Só acho necessário mostrar os pontos onde ainda podem melhorar para que no futuro tenhamos cursos ainda melhores. Não sei se a Spasso ou a Pozzi chegarão a ler esse post. Vou enviar para os dois, mas não garanto. Se eu tiver alguma resposta passo à vocês depois.

Como disse no começo, achei válido o curso! Aprendi algumas coisinhas bacanas, conheci uma marca nova também bacana, tive uma tarde diferente e um belo de um assunto pro blog hehehe!

Alguém aqui já fez o curso com a Pozzi? O que acharam do que contei? Aprenderam algo aqui ou por enquanto tudo igual?

O comentário de vocês faz bastante diferença para mim e para as empresas, sempre pensando em melhorar!
Beijos meninas!



Um comentário:

  1. Eu só acho que por ser curso de auto maquiagem de marca, sempre vão deixar a desejar, por isso que eu não me arrisco a fazer, mas valeu o feedback!

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo