Porta guardanapos - passo a passo

Meninas, hoje vim falar um pouquinho de artesanato. Esse ano a ceia de Natal será em casa, então tentamos deixar tudo bem bonito, principalmente a mesa de jantar. Como trabalhar em eventos nos deixa "fresca" com algumas coisas (hehehe, é verdade no meu caso), então quero fazer souplat e porta guardanapos.





Os porta guardanapos eu já fiz e vim trazer o passo a passo para vocês. Então vamos lá!



Esses são os materiais utilizados:
- Tecido da cor à sua escolha (100% algodão)
- Tesoura
- Cola branca (aquela simples mesmo, da época de escola)
- Régua transparente (transparente ajuda no trabalho)
- Rolinho de papel higiênico
- fita de cetim (utilizei 8mm)
- Cortador (opcional, o trabalho com ele é mais fácil e certinho, mas pode ser feito com tesoura)



1- Meça três centímetros no rolinho e marque com uma caneta ou lápis. Faça várias marcações na volta do rolinho.

2- Feitas as marcações, ligue-as, deixando a linha de marcação contínua.


3- Use a tesoura para cortar aqueles três centímetros do rolinho. Importante dizer que cada rolinho produz três peças dessa, muito econômico. Não se preocupe se algo fica tortinho, depois de cortar você pode aparar o que for preciso e até usar uma lixa de unha pra deixar tudo igual.

4- Agora coloque o tecido sobre uma superfície lisa com a parte de trás do tecido voltada para cima. Meça 14cm na horizontal e faça uma marquinha com lápis.


5- Na vertical, meça 6cm e marque. Teremos então esse formato para cortar.

6- Se for usar o cortador, use a régua como apoio para o corte não sair errado. O correto seria usar a base de corte por baixo, mas eu não tenho essa base, então só corto em lugares que eu possa estragar hehehe.


7- Posicione o rolinho ao centro do tecido nesta posição.

8- Para ver se está certo, vire as pontas para dentro e veja se ficou centralizado visualmente.


9- Agora vamos começar a colar. Eu gosto de colocar a cola aos pouquinhos em cima de algo e ir pegando com um pincel, porque assim os dedos ficam limpos para não sujar o tecido.

10- Passe cola em um pedacinho da parte de fora do rolinho. Não passe muito porque senão o tecido ficará marcado.


11- cole o tecido respeitando aquela posição central, deixando sobrar quase que a mesma coisa de tecido de cada lado. Use o polegar para colar melhor, passando o firme por cima do tecido na parte onde tem cola.

12- Vá passando cola em pequenos pedaços e pressionando com o polegar até que o tecido se encontre.


13- Vai sobrar um pedacinho, sem problemas, é por segurança. Agora vamos dobrar a sobra e passar a unha na dobra para marcar o tecido e facilitar o corte. Cortamos com tesoura mesmo.

14- depois de cortar, reforce a cola nessa junção, pode passar o pincel por cima do tecido com um pouquinho de cola para fixar mesmo. A princípio ficará meio brilhante, mas depois que secar vai sumir e ficar certinho sem desfiar.


15- Vamos começar a colar a parte interna agora. É muito simples. Use o pincel para passar cola em metade do rolinho e vá usando o polegar para colar bem sequinho o tecido, sem ficar folga. Alguns pontos terão dobrinhas, mas não te problema.

16- É assim que ficará depois de colar os dois lados. A peça ficará fria e um tanto quanto mole por conta da cola ainda molhada. Mas depois que ela secar vai dar mais firmeza para seu porta guardanapo.


17- É preciso um acabamento interno para esconder a junção das fitas. Para isso vamos cortar um pedaço de fita de cetim (a medida pode ser feita colocando-a em volta do rolinho pelo lado de fora). Coloque pinguinhos de cola pequenos em um pedacinho.

18- Cole a fita fixando com os dedos, aperte bem para fixar e não ficar folgas.


19- terminando de colar a fita a peça ficará assim. Alguns pontos da fita podem até ficar marcados pela cola, mas depois que secar eles somem, é claro que é preciso ver se a cola não está sendo posta em excesso. Se ela estiver atravessando o tecido ou a fita é porque é muita cola.

20- Para finalizar, usei a mesma fita para fazer um lacinho por cima. Você pode finalizar como quiser, inclusive fazendo o mesmo trabalho com a fita por fora também, fica bonito.


E esse é o resultado final com o guardanapo que usarei no Natal.





Ficou muito fofinho. O legal é que também fica super barato!
Eu fiz 14 e cada um saiu por R$ 0,85 - para quem já procurou porta guardanapos para comprar sabe que esse é um precinho bem pequeno.

E aí, gostaram?
Alguém vai tentar?

Bejinhos!

2 comentários:

  1. Dê, super interessante esse passo a passo. adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Amei... amei. era exatamente o que eu estava procurando... Muito obrigada!

    Sinara Gomes Correia

    ResponderExcluir

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo