Como participar de sorteios em blogs

Ganhar sorteios é tudo de bom! E felizmente existem muitos por aí. No mundo dos blogs os sorteios estão sempre presentes, porque nós amamos dar coisinhas às pessoas mais importante dos blogs: os leitores.

Também faz parte dos sorteios algumas regrinhas que os participantes devem seguir. O não cumprimento dessas regras leva à desclassificação, o que é uma coisa muita chata e nós nunca queremos que aconteça. Mas acontece, acontece muito mais do que você pode imaginar. As participações inválidas são comuns por dois motivos principais: a falta de atenção às regras na hora da inscrição e a falta de orientação por parte do blog quanto aos procedimentos.

Exatamente por isso resolvi fazer esse post, com algumas das regrinhas mais comuns presentes nos sorteios feitos nos blogs para te ajudar a fazer sua inscrição corretamente e ganhar muiiiitos prêmios por aí.




Como participar de sorteios em blog



Dica 1 - Leia todo o post sobre o sorteio

Um post não foi escrito apenas para fazer volume, cada palavra que tem ali é importante para aquele sorteio. A pessoa que escreveu o post colocou todas as informações necessárias ali. Essa é a dica principal: leia. As regras, as informações sobre o prêmio, sobre a entrega, sobre quem pode participar, sobre o prazo de inscrição e outras coisinhas podem estar naquele parágrafo que você pulou. Sem preguiça pessoal, o mínimo que podemos fazer por quem está disponibilizando um sorteio tão legal é ler o que aquela pessoa tem a dizer.


Dica 2 - Leia todas as regras antes de começar a se inscrever

Existem sorteios que não valem para todas as pessoas. Um exemplo disso são os sapatos, já vi muitos sorteios de sapatos que a empresa patrocinadora disponibiliza apenas um par de sapatos de uma numeração específica. Se aquele não for seu número não vai adiantar reclamar depois.
Também existem sorteios que é pedido curtir algo em uma rede social. Veja primeiro se você tem conta nas redes sociais pedidas, caso contrário não adiantará se inscrever.





Essas duas dicas já resolvem 90% das dúvidas. E para ajudar um pouquinho mais, separei as regrinhas mais comuns para mostrar como cumprí-las corretamente, então vamos lá:




Seguir o blog publicamente
Quando falam sobre seguir o blog, significa se inscrever no blog através do Google Friend Connect. É simples e para fazê-lo você precisa ter uma conta do Google, Twitter, Yahoo, AIM, Netlog ou OpenID.


Passo 1




Passo 2




Passo 3



Passo 4





Passo 5





Passo 6


Dependendo das preferências que o blog determinou e se você já está conectado ou não, alguns desses passos podem não aparecer, facilitando a participação. É importante verificar o nome de seguidor, mostrado no passo 6, esse nome poderá ser solicitado no formulário de inscrição.

-----------------------------------------------------------------------------------------




Curtir a fanpage do blog
A Fanpage é a página do blog no Facebook. Para curtir você precisa ter uma conta no Facebook. É muito simples curtir, alguns blogs tem o botão na barra lateral do próprio blog, outros passarão o link direto para a página e mais dificilmente você encontrará blogs que colocam o botão de curtir logo abaixo da regra, no meio do post mesmo.


Curtindo no Face - Passo 1



Curtindo no Face - Passo 2





Curtindo no blog




Para o formulário de inscrição normalmente é pedido o nome que está em seu Face ou então o link do perfil. Para conseguir essas duas informações clique sobre o seu nome na barra azul escura do lado direito superior do Facebook ( é preciso estar logado para isso).




-----------------------------------------------------------------------------------------




Compartilhar a imagem do sorteio no Facebook

A imagem do sorteio é importante para a divulgação do mesmo, é através dela que o blog avisará que está sorteando algo. Isso é de extrema importância, por isso essa regra costuma ser obrigatória. Para isso, o blog deixará um link direto para imagem, ao abrí-la basta seguir os passos abaixo:




Passo 1




Passo 2 (em seu perfil - clique sobre seu nome no canto superior direito)





Passo 3



No formulário de inscrição, Pode ser pedido o link de compartilhamento da imagem, neste caso é só copiar o link indicado no passo 3. Há formulários que pedem o link do perfil ou o nome.
-----------------------------------------------------------------------------------------






Curtir a imagem do sorteio no Facebook

Curtir a imagem é quase igual a compartilhá-la. A diferença é que ao clicar em "curtir", que fica na mesma linha que o "compartilhar", não aparecerá uma janela onde você poderá digitar algo ou marcar alguém. Na mesma hora aparecerá o seguinte:  Curtir (desfazer). Isso significa que você já curtiu, se clicar novamente o Facebook vai desfazer sua ação, é como se "descurtisse".
-----------------------------------------------------------------------------------------




Comentar no post

Comentar no post é comentar naquele post do sorteio. Atenção ao tipo de comentário que o blog pede. Alguns pedem simplesmente para comentar, então basta escrever o que quiser, desde que comente.
Alguns blogs pedem que comente "participando", isso significa que você precisa escrever a palavra "participando" no comentário daquele post. E há ainda aqueles que pedem informações como nome, e-mail. Neste caso, comente com esses dados bem identificados e escritos corretamente.

O local para o comentário costuma ser na parte inferior do post. Pode ser uma imagem ou alguma palavra o local para clicar e comentar. Cada blog tem um sistema diferente, mas há um padrão em todos eles, o que não trás segredos. O único detalhe é que alguns podem ter opções de como comentar: conectado ao Google, ao Facebook, ao Twitter.... mas todos tem um modo mais genérico, algum que você possa só colocar seu nome e e-mail. Não há segredos.
-----------------------------------------------------------------------------------------




Seguir o twitter do blog

O Twitter é uma ferramenta muito legal, se você seguir as pessoas certas. Saber quem é certo vai depender das suas preferências. No caso de blog, ele é muito legal para divulgar tudo que rola como sorteios, posts novos, ideias.... enfim. Para cumprir essa regra, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1




Passo 2





Só de clicar em "Follow" você já estará seguindo, aparecerá a palavra "Following". Depois disso vá até sua página clicando onde mostra o passo 2 e veja qual o seu nome no Twitter, provavelmente o formulário de inscrição pedirá essa informação.
-----------------------------------------------------------------------------------------







Retuitar a frase - Da RT
Tweet é uma frase enviado pelo Twitter. Retuitar significa copiá-la, refazê-la, repassar. Existe um botão específico para isso representado por duas setas formando um quadrado. Veja abaixo:



Passo 1





Passo 2






Passo 3





Passo 4





Passo 5 - abrirá uma página somente com aquele tweet




Os passos 4 e 5 só precisam ser feitos caso seja pedido o link do tweet. Caso contrário, os primeiros já garantem o cumprimento da regra.



ATENÇÃO:

Pode ser que nas regras esteja escrito algo assim:

- Dar RT na seguinte frase "Eu estou concorrendo a um lindo batom no blog da Maria. Participe também: link"

Neste caso, tudo que você precisa fazer é copiar essa frase entre " " e tuitar, diretamente do seu perfil. Os passos 4 e 5 serão os mesmos e provavelmente serão pedidos.
-----------------------------------------------------------------------------------------






Assinar o Feed
Assinar o Feed nada mais é do que receber por e-mail as atualizações do blog. Você cadastra seu e-mail em passos bem simples. Assinar o feed é uma excelente ideia para acompanhar aquele blog que você adora.


Passo 1





Passo 2






Passo 3






Passo 4






Passo 5 - Esse é o e-mail que você receberá







Passo 6




Quando essa regra existe, no formulário é pedido que você informe qual e-mail cadastrou no no feed, então preste atenção ao assinar para ter certeza que o e-mail está correto.
-----------------------------------------------------------------------------------------






Inscrever-se no canal do Youtube
Quase todas as blogueiras tem um canal do youtube relacionado ao blog. Para algumas esse canal é até mais importante que o próprio blog, então por isso existe essa regra. É muito fácil cumprí-la, vamos lá:



Passo 1(clique na imagem para ver em tamanho original)








Passo 2
(clique na imagem para ver em tamanho original)




No formulário pode ser que peçam seu e-mail ou nome. No canto superior direito do Youtube tem uma foto sua onde aparece seu e-mail. Clicando ali você poderá entrar também em seu canal, ao entrar no canal, aparecerá seu nome ao lado da foto, como no exemplo acima, em que o nome é "Bianca Andrade".
-----------------------------------------------------------------------------------------





Chances extras

Quase todos os sorteios tem opções de chances extras, mas essa é uma grade dúvida entre os participantes. A todo momento nos deparamos com errinhos na hora de preencher o formulário.

As chances extras são oportunidades a mais que você tem de se inscrever. A cada vez que você se inscreve no formulário você ganha um número em um banco de dados que é visto apenas pela dona(o) do blog. Quanto mais vezes você preencher o formulário e clicar em enviar, mais números terá no banco de dados e maior será sua chance de ganhar.

As chances extras costumam ser: Compartilhar uma imagem no facebook, Assinar o feed, inscrever-se no canal do Youtube, Dar RT em alguma frase específica.... enfim. Itens já explicados acima.

O único não dito antes foi a divulgação no blog.
Como chances extras, alguns blogs aceitam que você faça um post em seu próprio blog divulgando aquele sorteio. O ideal é divulgar o prêmio, a imagem do sorteio e o link direto para o post de inscrição.




Como se inscrever como chance extra?

Em primeiro lugar você tem que fazer a inscrição obrigatória, que é aquela primeira, seguindo as regras obrigatórias para qualquer pessoas. Essa é uma inscrição, preencha todos os campos referentes à ela e ignore qualquer outro referente às regras das chances extras. Veja o exemplo:


Passo 1





Passo 2






Passo 3







Passo 4



Para que seja mais fácil entender, peguei as imagens do banco de dados para que vocês vejam como fica a inscrição de vocês e como funciona por trás do formulário. Nesse caso, temos os cadastros que fiz ali no exemplo para vocês:






Clique na imagem para ampliar e ver os detalhes




Obs: nem sempre um formulário como esse é utilizado, esse é o mais comum, do Google Docs. Existem outras plataformas que oferecem um serviço de cadastros, mas a ideia é a mesma.






Com essas dicas não tem erro, você vai conseguir participar de todos os sorteios maravilhosos que os blogs oferecem por aí. Se ainda ficar alguma dúvida ou se você encontrar alguma regra diferente por aí, conte para mim, sua dúvida pode ser a de outra pessoa também e se você me contar poderemos complementar esse post.


E boa sorte em todos os sorteios que participarem!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade! O espaço é seu! Comentários são sempre bem-vindos!

© Meu Psum - 2020 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo